Blog Vibramol blog Saiba como aumentar a produtividade no setor da indústria

Saiba como aumentar a produtividade no setor da indústria


Aumentar a produtividade na indústria é um dos objetivos mais buscados por gestores do segmento.

Promover o aumento da produtividade na indústria é fundamental para a redução de custos e melhorar a qualidade dos produtos, o que eleva a satisfação dos clientes e, consequentemente, torna a empresa mais competitiva no mercado.

Mas, para alcançar esse propósito, é necessário não só otimizar o fluxo de trabalho na linha de fabricação, como também investir em práticas na gestão da cadeia de suprimentos, das compras e das finanças da área.

Há várias práticas que podem ajudar a aumentar a produtividade na indústria. Confira as principais que separamos.

Boa leitura!

Invista na capacitação de funcionários

Uma das melhoras formas de aumentar a produtividade de uma empresa é investir na capacitação de colaboradores por meio de treinamentos, de acordo com as principais práticas de excelência do mercado.

Vale a pena promover cursos, treinamentos e workshops para que eles estejam sempre atualizados e possam desenvolver suas tarefas diárias com mais facilidade e rapidez.

Isso inclui diferentes tipos de aprendizado, como de novas tecnologias, procedimentos de segurança e políticas e comportamentos para a interação com colegas.

Inove

Outra solução eficiente para aumentar a produtividade da indústria é incentivar a cultura de inovação dentro da empresa, encontrando novas ideias entre os próprios colaboradores.

Saiba que a burocracia em excesso pode alienar o indivíduo a ponto de se tornar repetitivo e sem criatividade, pois ele se prende a processos com os quais já está acostumado, fazendo com que ele resista a mudanças.

Portanto, sempre questione os motivos das atividades que são executadas e aprimore rotinas para não se prender a métodos tradicionais.

Use a tecnologia

A atualização constante às últimas tecnologias é essencial para dispor de equipamentos de qualidade e alcançar um melhor desempenho de produtividade.

A tecnologia da automação e softwares de monitoramento podem ser grandes aliados para tornar os processos mais eficientes e seguros.

Por exemplo, equipamentos modernos diminuem custos e possibilitam que os funcionários deixem atividades manuais, repetitivas e pesadas, para se dedicaram a tarefas de maior valor agregado, o que aumenta a produtividade.

Motive sua equipe

É importante bonificar os funcionários para que eles se sintam mais motivados e tenham um melhor desempenho.

Para isso, reúna os envolvidos e apresente os resultados do trabalho, criando um ambiente consistente que motive o avanço do projeto, definindo metas com base em indicadores de desempenho.

Além disso, não sobrecarregue o trabalho de seus colaboradores, pois isso gera maior cansaço mental e desmotivação, o que faz a produtividade despencar.

Trabalhe com metas factíveis

Pegando o gancho da dica anterior, trabalhar com datas ilógicas força muito o recurso, diminuindo naturalmente sua produtividade.

Sendo assim, tome cuidado ao definir metas impossíveis. Isso porque elas tendem a causar o efeito reverso!

Ao demandar demais de sua produção, você acaba desmotivando e sobrecarregando os funcionários. Portanto, estabeleça metas desafiadoras, que levem os times a acreditarem em seus potenciais.

Com as dicas acima é possível aumentar a produtividade da indústria, porém é preciso montar um bom planejamento para colocá-las em prática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post