Blog Vibramol blog O que são válvulas industriais de segurança e controle?

O que são válvulas industriais de segurança e controle?


Nos processos em que é utilizada pressão envolvendo água, gases e produtos químicos, são necessários produtos que garantam a segurança.

Para isso, as válvulas de segurança e controle são produtos que proporcionam o equilíbrio da pressão e auxiliam na segurança, otimizando o trabalho das indústrias.

Neste post, você vai saber como as válvulas industriais funcionam e sua importância para garantir a integridade no ambiente industrial, passando também informações relevantes sobre o assunto, a fim de solucionar possíveis dúvidas.

Boa leitura!

Válvula de segurança

As válvulas de segurança são dispositivos automáticos de alívio de pressão, sendo obrigatórios em vasos de pressão ou caldeiras, cuja pressão interna seja superior à pressão atmosférica.

Elas são essenciais para evitar consequências de uma válvula de escape em exposição às condições perigosas do excesso de pressão.

Além disso, as válvulas são capazes de proteger vários tipos de equipamentos e também instalações industriais, até mesmo contra a água, vapor, gases e outros produtos químicos.

As válvulas de segurança são altamente resistentes, isso porque a maior parte das molas é produzida com material muito resistente. Os fabricantes usam o aço como matéria prima, pois podem tolerar grande impacto e atritos.

O processo de tratamento térmico é fundamental para resistência desses produtos, que precisam estar aptas a passar por forte pressão e mudanças térmicas.

Além disso, a manutenção periódica é primordial para que esses produtos continuem com seu desempenho inicial e não apresentem falhas.

Válvula de controle

Uma válvula industrial de controle é um acessório industrial resistente capaz de suportar pressões altas, variação de temperatura e aos mais diversos fluídos.

Nas indústrias, as válvulas de controle costumam ser bastante eficientes, especialmente onde o fluido precisa ser controlado e manuseado com cuidado, o que garante a segurança dos funcionários e da fábrica e evita acidentes.

As válvulas são fundamentais para garantir a segurança de quem trabalha nestas indústrias, evitar vazamentos e aumentar a proteção.

Por isso, as válvulas de segurança no ramo dos acessórios industriais são obrigatórias. Todas as válvulas industriais, incluindo as válvulas de segurança devem ser adquiridas com o fabricante, devidamente certificadas.

Classificação de Inspeção

As válvulas podem ser classificadas em quatro classes:

Classe A: válvulas que podem sofrer incrustação, colagem, entupimento, corrosão agressiva que possam interferir na sua atuação normal, ou que necessitem frequentemente de manutenção corretiva.

Classe B: válvulas sujeitas a reduzido desgaste por parte do fluido.

Classe C: válvulas que mantenham contato com fluidos limpos, que não apresentam risco de colagem, entupimento ou desgaste dos materiais em contato com o fluido.

Classe D: válvulas em que se comprove através de confiável histórico de recepção e manutenção, que podem atender em um prazo maior que o indicado para Classe C.

Sendo assim, o prazo máximo de inspeção recomendado é:

Classe A: 1 ano

Classe B: 2 anos

Classe C: 4 anos

Classe D: 6 anos

É necessário que todas as válvulas tenham um confiável e comprovado histórico de recepção e manutenção.

Para as válvulas novas, que não possuem histórico do local da instalação, recomenda-se utilizar o prazo da classe A para a primeira inspeção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post