Blog Vibramol blog O que são molas mecânicas?

O que são molas mecânicas?


Existem vários tipos de molas mecânicas, incluindo a mola de compressão, mola de extensão, mola de torção, mola de força constante, mola helicoidal e mola Belleville.

Cada tipo de mola sofre uma mudança de forma ou tamanho quando uma carga é aplicada.

Hoje vamos entender mais sobre cada uma delas. Continue a leitura!

O que são molas de extensão?

As molas de extensão são molas mecânicas que se estendem além das suas posições de repouso quando uma carga é aplicada. Após a carga ser removida, esses tipos de molas voltam ao seu tamanho original.

Além disso, uma mola de extensão tem um laço em cada extremidade para fixar a vários objetos, tais como uma dobradiça de porta de tela ou dobradiça de porta de garagem.

Por isso, essas molas podem ser encontradas em muitos tipos de portas e outros objetos, além de dispositivos, incluindo aqueles encontrados em garagens residenciais, lojas automotivas e armazéns.

Por causa da alta tensão contida dentro de uma mola de extensão, estas molas só devem ser instaladas ou reparadas por profissionais experientes.

Instaladores inexperientes podem causar ferimentos graves para si ou para outrem ao tentar trabalhar com essas molas.

O que são molas de compressão?

As molas de compressão são mais populares no mercado, pois são usadas por uma gama de equipamentos mecânicos, estando presentes em fechaduras, amortecedores de carros, compressores de ar, interruptores de energia elétrica, entre outros.

Elas são altamente resistentes e versáteis, sendo fabricadas em diferentes tamanhos e tipos de material, como aço carbono, arame de aço, aço temperado, fio de aço inox e ligas de cobre.

As molas de compressão têm a função de fazer um botão voltar ao seu lugar de origem após se pressionado, por exemplo, como botões do tipo liga/desliga, teclas de teclado de computadores, etc.

Como vantagens, as molas de compressão têm longa vida útil, não se desgastam com facilidade, possuem preço acessível, podem ser feitas sob medida e precisam de pouca manutenção.

O que são molas de torção?

Molas de torção são molas mecânicas que giram em torno de um eixo para criar uma carga.

À medida que a carga é libertada, a mola gira para trás e chega à sua posição de partida. Este tipo de mola é geralmente usado em armadilhas para ratos.

As molas de torção são usadas onde a torção é predominante, como máquinas industriais, prendedores de roupa, portas automáticas de garagem, impressoras, eletrodomésticos, entre outras.

Ela tem características que podem variar dependendo do seu modelo, como o diâmetro, faixa de bitola, formato, altura, uso específico, preço de compra e constância elástica.

O que são molas de força constante?

A mola de força constante é um tipo de mola que liberta uma quantidade controlada de energia. Geralmente, ela é feita de uma banda de aço que é enrolada em torno de si na forma de uma espiral.

Uma mola de torção é capaz de produzir uma força de rotação, que dura por um longo período de tempo.

Elas são encontradas em relógios, afastadores de cabos, fechos de portas, cabos de alimentação, fitas métricas, mecanismos de regulador de janelas, recuperadores de mangueiras, veículos espaciais, equipamentos de ginástica, contrapesos, brinquedos, motores elétricos, secadores de cabelo etc.

O que são molas Belleville?

A mola Belleville ou arruela é uma mola plana, em forma de disco com um furo no centro.

É tipicamente utilizada com um parafuso para manter fixação, o que reduz a tensão no parafuso quando uma carga é aplicada.

Quando empilhadas em cima umas das outras, as várias molas Belleville são capazes resistir a grandes esforços de compressão.

Estas molas são utilizadas quando cargas altas ocorrem junto a pequenas deflexões e se requerem pequenos espaços, como no caso de pinos de matrizes de conformação, mecanismos de ricocheteamento de armas de fogo, etc.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post