Blog Vibramol blog O que é automação industrial e quais seus benefícios?

O que é automação industrial e quais seus benefícios?


Nos últimos anos, a automação industrial se tornou a principal vantagem competitiva em praticamente todos os segmentos da indústria.

A chamada “indústria inteligente” estabelece constantemente  novos padrões de produção e eficiência, com sistemas totalmente automatizados e interligados por redes de última geração.

Muitas vezes surge a dúvida sobre o que é automação industrial. Isso porque essa é uma questão bastante ampla, que envolve diversas áreas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para falar mais sobre o assunto e mostrar as maiores vantagens da automação de processos nas indústrias. Confira!

O que é automação industrial?

Para entender melhor o que é a automação industrial é necessário analisar a história da indústria ao longo dos anos.

Cada vez mais a tecnologia vem avançando para aprimorar as técnicas de produção.

O objetivo dessas transformações é modernizar os processos da indústria e torná-los mais eficientes sem abrir mão da qualidade.

O uso de máquinas mais sofisticadas no processo de produção faz parte da automação industrial. Isso vem acontecendo em muitos ramos, como geração e distribuição de energia, transportes, fabricação de produtos etc.

Sendo assim, alguns processos humanos são substituídos, parcial ou completamente, por um conjunto de elementos tecnológicos.

A automação industrial garante muitos benefícios, como maior autonomia nos processos de fabricação e redução de tempo na produção das mercadorias.

Vantagens da automação industrial

Agora que você já sabe o que é automação industrial, vamos conhecer suas principais vantagens. Veja:

Redução de custos

Como a automação permite a produção em menos tempo, a organização acaba reduzindo custos e obtendo mais lucro. Além disso, como o processo é automatizado, as falhas e manutenções diminuem consideravelmente e o prejuízo financeiro também.

Outro ponto importante é o custo de mão de obra, que com processos automatizados diminuem, já que não há a necessidade de manter um grande número de operadores.

Maior produtividade

Um dos benefícios mais significativos atingidos com a automação industrial é a o aumento da produtividade.  Isso significa que há um retorno muito maior.

Isso acontece porque como as máquinas são capazes de trabalhar com alta precisão, autonomia e velocidade, inclusive 24 horas por dia, a indústria consegue ter um volume ampliado de resultados em menos tempo.

Segurança máxima

Com a automação, é possível fazer o monitoramento do parque industrial 24 horas por dia, detectando alertas de perigos e irregularidades e garantindo que todas as medidas de segurança e proteção dos funcionários sejam imediatamente tomadas.

Outra vantagem é que com máquinas automatizadas, não é necessário que os colaboradores exerçam funções perigosas na produção. Isso evita acidentes com e dá mais segurança para os colaboradores.

Melhoria na qualidade

Com a implantação de sistemas de automação, as máquinas industriais são capazes de potencializar os resultados, o que proporciona melhor qualidade dos produtos.

Isso acontece devido à padronização dos processos, que se tornam mais consistentes, estáveis e seguros.

Quando os fabricantes utilizam a automação industrial, eles eliminam os problemas de controle de qualidade envolvidos com o erro humano.

Além disso, a automação também auxilia no processo de testes e nas etapas de verificação.

Monitoramento remoto

Com a automação é possível realizar o monitoramento remoto através de sistemas de integração.

Estes sistemas permitem a um operador monitorar e controlar (se necessário) todas as fases do processo de produção de maneira simples a partir de uma determinada distância.

Isso inclui saber a temperatura de cada máquina, a velocidade de produção e os gastos, por exemplo.

Como vimos acima, certamente, cada tipo de indústria pode obter vantagens específicas com a automação industrial em seus processos produtivos.

Fazer um bom planejamento para aplicar a automação industrial na empresa traz diversos benefícios a curto e longo prazo, como a melhora na produção, maior retorno financeiro e, consequentemente, um crescimento significativo no mercado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post