Blog Vibramol blog Como e onde são utilizadas as molas de compressão, torção e tração

Como e onde são utilizadas as molas de compressão, torção e tração


As molas são essenciais no nosso dia-a-dia, estando presente em diversos instrumentos. Mas existem diversos tipos de molas, cada um com uma função e trabalho diferente.

Neste artigo vamos mostrar os 3 tipos de molas mais comuns e conhecidos, que são também os mais usados pelas indústrias em geral. Confira!

O que são molas?

A mola é um objeto capaz de assumir notáveis deformações elásticas sobre ação de força e movimento, armazenando uma grande quantidade de energia potencial elástica.

Sendo assim, elas são encontradas com diferentes composições e grande diversidade de formatos, como molas em lâminas, molas helicoidais ou de bobina, molas de flexão em espiral, molas de torção, molas em anéis.

Os elementos característicos das molas são a flecha (deformação ocasionada por determinada peça), a rigidez (não deformam permanentemente) e a flexibilidade (capazes de serem dobradas, curvadas, etc.).

As molas garantem impulso ou resistência a outras peças, amortecendo movimentos e pancadas, devendo reagir quando solicitadas.

Agora que você já sabe o que é uma mola, vamos mostrar a seguir as principais molas e onde são utilizadas. Continue!

Mola de Torção

As molas de torção são usadas onde a torção é predominante, como máquinas industriais, prendedores de roupa, portas automáticas de garagem, impressoras, eletrodomésticos, entre outras.

Sua fabricação tanto pode ser de forma artesanal ou em máquinas automáticas e semi-automáticas.

Ela tem características que podem variar dependendo do seu modelo, como o diâmetro, faixa de bitola, formato, altura, uso específico, preço de compra e constância elástica.

Ela é enrolada em forma helicoidal, dispondo de hastes nas pontas de variados formatos e medidas, dependendo da necessidade do cliente e do projeto, que tem como função principal torcer e atender a uma carga específica.

Feita de arame de aço na grande maioria dos casos, os aramados com seções espirais duplas enroladas têm dois sentidos – o horário e o anti-horário – para que possam fazer um trabalho paralelo.

Em resumo, a carga aplica uma energia na mola que acaba por torcê-la, o que gera um acúmulo de torção que, consequentemente, gera momentos de força variáveis.

Uma vantagem da mola de torção é que quando ela é submetida ao esforço de uma carga qualquer, o dispositivo tende a enrolar ou desenrolar ainda mais suas espiras.

Mola de Compressão

As molas de compressão são mais populares no mercado, pois são usadas por uma gama de equipamentos mecânicos, estando presentes em fechaduras, amortecedores de carros, compressores de ar, interruptores de energia elétrica, entre outros.

Elas são altamente resistentes e versáteis, sendo fabricadas em diferentes tamanhos e tipos de material, como aço carbono, arame de aço, aço temperado, fio de aço inox e ligas de cobre.

As molas de compressão têm a função de fazer um botão voltar ao seu lugar de origem após se pressionado, por exemplo, como botões do tipo liga/desliga, teclas de teclado de computadores, etc.

Como vantagens, as molas de compressão têm longa vida útil, não se desgastam com facilidade, possuem preço acessível, podem ser feitas sob medida e precisam de pouca manutenção.

Molas de Tração

As molas de tração são parecidas com as molas de compressão, mas se diferem por seu trabalho. Elas têm como função principal aplicar uma força específica, quando estendida em um comprimento determinado.

As molas de tração possuem ganchos em suas extremidades, que são fixados em outros componentes. Quando esses componentes se separam, as molas tentam trazê-los de volta. Elas absorvem e armazenam energia, e também criam uma força de tração.

Elas podem ser usadas em máquinas de exercícios físicos, balanças, trampolins, automóveis, eletrodomésticos, engates e robôs industriais.

As molas de tração são versáteis e altamente resistentes a impactos, sendo também aplicáveis em diversos segmentos que trabalham com materiais pesados, como a agricultura.

Além disso, essas peças possuem um custo muito reduzido se comparado as suas vantagens de fácil manuseio e aplicação.

Mas é preciso saber que existe uma série de outros fatores que também devem ser levados em conta, como a qualidade do produto em si e o tempo de entrega e garantia oferecidos pela empresa.

1 comentário sobre “Como e onde são utilizadas as molas de compressão, torção e tração”

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post