Blog Vibramol blog Indústria de transformação: o que é e qual sua importância?

Indústria de transformação: o que é e qual sua importância?


A indústria de transformação trata-se de um setor central na atividade econômica brasileira, ou seja, ela abrange a maior parte das atividades desenvolvidas no setor industrial.

Trata-se de uma nomenclatura utilizada para classificar os sistemas de produção que transformam um elemento em outro, ou seja, uma matéria-prima em um bem.

Para isso, as indústrias possuem atividades de transformação física, química e biológica de materiais, substâncias e componentes para obtenção de novos produtos.

Este tipo de indústria é um dos maiores geradores de empregos e de novas perspectivas ao mercado.

Quer entender como funciona a indústria de transformação e os impactos dela? Então, confira nosso post de hoje. Boa leitura!

O que é indústria de transformação?

A indústria de transformação é aquela que transforma a matéria-prima, obtida na natureza, em produtos finais ou intermediários para outra empresa do mesmo segmento. Essa transformação pode ser de caráter físico, químico ou biológico.

Essa matéria-prima pode ser considerada aquilo que é resultante de atividades agrícolas, florestais, de mineração, da pesca e até mesmo os produtos de outras atividades industriais.

Alguns exemplos são as indústrias que transformam aço em máquinas e ferramentas, a fabricação de bens de consumo como automóveis e roupas, a produção de celulose para a produção de papel, a produção agroindustrial que transforma cana em açúcar, entre outras.

Fora dessa classificação, existem as chamadas indústrias extrativas. Estas são aquelas que se dedicam à extração de minerais em estado natural, como as companhias e refinarias de petróleo.

Dessa maneira, a indústria de transformação pode ser dividida em indústria de base e bens de consumo.

A indústria de base transforma a matéria-prima com o intuito de servir a outras empresas para novos processos, como metalúrgicas, mecânicas, entre outros. Já a de bens de consumo fabrica os produtos finais, que são comercializados para os consumidores finais.

Como funciona a indústria de transformação?

Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), existem 24 tipos de grupos de atividades que caracterizam a indústria de transformação. Segue abaixo as principais:

  •         Indústria de alimentos;
  •         Indústria de bebidas;
  •         Indústria de plásticos e borracha;
  •         Indústria metalúrgica;
  •         Indústria química;
  •         Indústria têxtil;
  •         Indústria farmacêutica;
  •         Indústria automobilística;
  •         Indústria de máquinas e equipamentos.

Vale ressaltar que, geralmente as atividades de transformação são desenvolvidas em fábricas e plantas industriais, com o auxílio de máquinas e equipamentos.

Porém, a atividade manual, como a artesanal, mesmo desenvolvida em domicílio, também pode ser considerada como parte da indústria de transformação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post