Blog Vibramol blog Entenda o que é a Indústria 4.0 e quais são seus impactos

Entenda o que é a Indústria 4.0 e quais são seus impactos


A Indústria 4.0 (também chamada de Manufatura Avançada) é um termo que explica a utilização de novas tecnologias nos principais processos industriais de bens de consumo. É um processo que começou na Primeira Revolução Industrial e nunca mais parou.

Sabemos que a tecnologia e a inovação devem fazer parte da rotina de qualquer empresa interessada em crescer no mercado.

Daí a importância de entender melhor o mundo da Indústria 4.0, principalmente para gestores e empreendedores, que são responsáveis por implementar as novidades na prática.

Preparamos este post para te ajudar entender melhor esse conceito e quais impactos podem causar. Então, se você deseja saber mais a respeito, basta seguir com a leitura!

O que é Indústria 4.0?

A indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, é um conceito que engloba todas as inovações tecnológicas criadas nos últimos anos para facilitar os processos industriais e gerar mais lucros.

O termo foi utilizado pela primeira vez na Feira Hannover, um dos maiores eventos sobre automação industrial do mundo, realizada na Alemanha todos os anos.

O governo alemão é pioneiro nas iniciativas tecnológicas industriais, sendo uma das referências na área de engenharia de controle e automação. Sendo assim, em outubro de 2012, o grupo responsável pelo projeto, apresentou um relatório visando planejar sua implementação.

A Indústria 4.0 tem como objetivo conectar máquinas, sistemas e ativos para criar redes inteligentes de forma a controlar toda a cadeia de produção autônoma.

Assim, as fábricas serão capazes de prever falhas, agendar manutenções e se adaptar às mudanças de produção, tornando os processos mais econômicos, autônomos e ágeis.

Um exemplo disso são os sistemas de automação, como softwares, computação em nuvem e análises de Big Data, e a inteligência artificial, como a robótica.

Princípios da Indústria 4.0

Existem seis princípios que caracterizam o desenvolvimento e a implantação da Indústria 4.0. São eles:

  •         Tempo real: consiste na capacidade de coletar e tratar dados de forma instantânea, o que garante uma tomada de decisão em tempo real.
  •         Virtualização: é a criação de uma cópia virtual das fábricas inteligentes, que permite o rastreamento e monitoramento remoto de processos.
  •         Descentralização: é a ideia de uma fábrica inteligente, em que a tomada de decisões poderá ser feita pelo próprio sistema a fim de aprimorar os processos de produção.
  •         Orientação a serviços: utilização de softwares conectados ao Internet of Services para disponibilizarem soluções.
  •         Modularidade: permite a produção de acordo com a demanda da fábrica, garantindo a flexibilidade para a modificação de tarefas com maior facilidade.
  •         Interoperabilidade: pega emprestado o conceito de internet das coisas, em que as máquinas e sistemas possam se comunicar entre si.

Impactos da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 propõe mudanças que afetam todo o cenário mercadológico. Ela pode garantir grande redução nos custos e flexibilidade de produção, desde que tenha um planejamento detalhado.

Dessa forma, as fábricas inteligentes são capazes de produzir produtos personalizados de qualidade e a um custo menor, o que proporciona a satisfação dos clientes.

Como um ponto negativo, as empresas estão mais sujeitas à espionagem industrial e aos ataques cibernéticos. Outra questão que vale a pena ser mencionada é a utilização da inteligência artificial também para fins ilícitos, como golpes, guerras e fake news.

Além disso, as atividades manuais e repetitivas serão gradualmente eliminadas, aumentando a demanda de profissionais tecnicamente qualificados. Por isso, nunca foi tão importante para os profissionais se manterem atualizados e atentos às tendências.

Porém, um dos maiores impactos da Indústria 4.0 é a criação de novos modelos de negócios.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post