Blog Vibramol blog Conheça os principais tipos de aço e suas aplicações

Conheça os principais tipos de aço e suas aplicações


O aço é um material muito utilizado para as mais diversas finalidades, principalmente na construção civil e na indústria.

De acordo com suas composições associadas com determinados componentes, o aço apresenta variações em suas propriedades mecânicas. Isso permite diferentes formas, níveis de flexibilidade, resistência, dentre outras características diversas.

Portanto, os tipos de aço e suas aplicações são variáveis, de modo a atender a versatilidade de sua utilização. Ele pode ser aplicado à fabricação de veículos, materiais de construção e eletrodomésticos, por exemplo.

Neste post, apresentaremos os principais tipos de aço e suas aplicações. Confira!

Tipos de aço quanto à sua composição

Antes de tudo, é necessário entender que todo aço contém carbono, porém para atingir outras propriedades mecânicas, os elementos de liga como cromo, níquel, cobre, entre outros, precisam ser adicionados à composição química.

Desta forma, é importante conhecer as classificações que se diferem pela composição:

Aço carbono

São chamados de aço carbono todos os produtos derivados apenas da junção do ferro com o carbono sem quantidades significativas de outros elementos na composição.

O aço carbono é formado pela liga de ferro com carbono e pode ter diferentes teores de misturas. Geralmente, há elementos residuais como manganês, fósforo ou silício. Porém, elas não são suficientes para alterar suas propriedades.

Aço liga – outros elementos adicionais na mistura

O aço liga contêm, além das ligações entre ferro e carbono, elementos numa certa quantidade que podem alterar as propriedades químicas ou mecânicas.

Esses elementos são o manganês, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio e silício. Isso vai depender da propriedade que querem que o aço atinja, como dureza, resistência mecânica ou química, entre outros.

Principais tipos de aço

Os aços também podem ser classificados de acordo com sua aplicação. Acompanhe!

Aços estruturais

Os aços estruturais são importantes na indústria de construção devido sua alta resistência mecânica, além de suportarem grandes carregamentos.

Eles contêm aços de carbono e pequenas quantidades de elementos de liga. A maior utilização desses tipos de aço no Brasil é nas estruturas de concreto armado.

Aços para molas

Os aços para molas são aquelas que oferecem alto limite de elasticidade para suportar forças e tensões sem se desgastar permanentemente.

A maioria dos aços para mola são aços carbono, sendo as ligas necessárias somente em situações especiais.

Aços para fundição

Os aços para fundição são mais utilizados para a criação de peças em aço fundido.

Para seu processo, o aço líquido é vazado em moldes e adquire a forma da cavidade quando se solidifica. Seu objetivo principal é oferecer alta resistência, sendo aço carbono ou aço liga.

Aços para construção mecânica

Os aços para construção mecânica são utilizados para a fabricação de peças, forjadas, rolamentos, eixos, engrenagens, entre outros.

Além dessas aplicações, existem diversas classes, como os aços para usinagem, para trilhos, para fins elétricos e outros.

Eles podem ser aços carbono ou com baixo teor de liga e abrangem uma ampla gama de produtos.

Como vimos acima, o aço é um material que possui diversas composições e formatos para inúmeras finalidades. É um material que está presente em quase todos os lugares, desde pequenos objetos do cotidiano, até em máquinas e construções.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post