O certificado ISO 9000 é formado pelas normas 9001, 9004 e 19011, que têm como objetivo otimizar os processos que fazem parte da gestão de qualidade de um produto ou serviço de modo a trazer a satisfação dos clientes.
Você sabe o que é e para que serve a ISO 9000? Neste artigo, você vai entender como essa certificação pode agregar muito valor para a sua empresa.
O que é ISO 9000?
A ISO 9000 faz parte de um conjunto de normas técnicas que estabelecem diretrizes e padrões para criação de um sistema de gestão da qualidade.
A série ISO 9000 é composta por 5 normas técnicas, sendo elas a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004.
Esse grupo de normas descreve regras relacionadas à implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade.
O conjunto de normas foi criado e é regulamentada pela instituição International Organization for Standardization (ISO), com sede em Genebra na Suíça.
Essa instituição promove uma padronização internacional por meio de normatizações para melhoria contínua de produtos e serviços.
As normas podem ser aplicadas em diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins.
E as empresas que aplicam as normas ISO 9000 tem uma vantagem adicional, pois tem maior credibilidade frente aos seus clientes e concorrentes, já que a ISO 9000 é uma certificação que atesta o padrão de qualidade do seu negócio.
Para que serve a ISO 9000?
O objetivo principal da ISO 9000 é oferecer um conjunto de diretrizes para que a empresa possa criar um sistema que ofereça melhoria contínua para seus processos, produtos e serviços.
Quando um cartório implanta as normas ISO 9000, ele recebe uma certificação que comprova estabilidade, responsabilidade, credibilidade e facilidade nas relações comerciais.
Em alguns casos, caso a empresa não possua certificação, pode não fazer parte do quadro de fornecedores ou passar por um rigoroso processo de qualidade e seleção.
Além disso, o local também se torna sustentável, pois atua com medidas que não agridem o meio ambiente, bem como os custos são reduzidos e há uma melhora nos processos, o que contribui para o desenvolvimento da empresa.
Vantagens da Utilização das Normas ISO 9000
A implantação e adequação da empresa aos requisitos das normas podem proporcionar diversos benefícios. Confira abaixo os principais:
Para os clientes
- Maior confiança nos produtos ou serviços adquiridos;
- Melhor atendimento em caso de reclamações;
- Redução dos custos de inspeção e recebimento;
- Maior satisfação em relação aos produtos ou serviços adquiridos.
Para a empresa
- Possibilidade de avaliação e certificação por terceiros, aumentando a confiabilidade das auditorias e reduzindo custos, pois um processo de certificação atenderia a diversos clientes;
- Maior competitividade e participação no mercado;
- Maiores lucros;
- Redução de custos;
- Fornecedor preferencial para empresas certificadas;
- Maior facilidade de exportação, devido ao atendimento de exigências internacionais;
- Clima organizacional voltado à melhoria;
- Maior satisfação dos clientes.
Como obter a certificação?
Para implantar as normas ISO 9000 em uma organização, é necessário contratar uma empresa de consultoria especializada no assunto, ou mesmo, organizar um grupo de funcionários para realizar a atividade.
Para obter a certificação, é necessário que auditores de uma instituição credenciada à certificação façam uma auditoria. Assim, eles irão verificar e fazer um relatório sobre cada ponto relacionado às normas.
Como vimos acima, ter uma certificação ISO 9000 é um passo importante para que a empresa possa comprovar que continua evoluindo os seus processos rumo à melhoria contínua dos seus processos aos seus clientes, acionistas, fornecedores e para toda a sociedade.
Além disso, ela promove grande vantagem na competitividade da empresa no mercado.