Blog Vibramol blog Conheça a importância de uma empresa com certificação ISO 9000

Conheça a importância de uma empresa com certificação ISO 9000


O certificado ISO 9000 é formado pelas normas 9001, 9004 e 19011, que têm como objetivo otimizar os processos que fazem parte da gestão de qualidade de um produto ou serviço de modo a trazer a satisfação dos clientes.

Você sabe o que é e para que serve a ISO 9000? Neste artigo, você vai entender como essa certificação pode agregar muito valor para a sua empresa.

O que é ISO 9000?

A ISO 9000 faz parte de um conjunto de normas técnicas que estabelecem diretrizes e padrões para criação de um sistema de gestão da qualidade.

A série ISO 9000 é composta por 5 normas técnicas, sendo elas a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004.

Esse grupo de normas descreve regras relacionadas à implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade.

O conjunto de normas foi criado e é regulamentada pela instituição International Organization for Standardization (ISO), com sede em Genebra na Suíça.

Essa instituição promove uma padronização internacional por meio de normatizações para melhoria contínua de produtos e serviços.

As normas podem ser aplicadas em diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins.

E as empresas que aplicam as normas ISO 9000 tem uma vantagem adicional, pois tem maior credibilidade frente aos seus clientes e concorrentes, já que a ISO 9000 é uma certificação que atesta o padrão de qualidade do seu negócio.

Para que serve a ISO 9000?

O objetivo principal da ISO 9000 é oferecer um conjunto de diretrizes para que a empresa possa criar um sistema que ofereça melhoria contínua para seus processos, produtos e serviços.

Quando um cartório implanta as normas ISO 9000, ele recebe uma certificação que comprova estabilidade, responsabilidade, credibilidade e facilidade nas relações comerciais.

Em alguns casos, caso a empresa não possua certificação, pode não fazer parte do quadro de fornecedores ou passar por um rigoroso processo de qualidade e seleção.

Além disso, o local também se torna sustentável, pois atua com medidas que não agridem o meio ambiente, bem como os custos são reduzidos e há uma melhora nos processos, o que contribui para o desenvolvimento da empresa.

Vantagens da Utilização das Normas ISO 9000

A implantação e adequação da empresa aos requisitos das normas podem proporcionar diversos benefícios. Confira abaixo os principais:

Para os clientes

  •         Maior confiança nos produtos ou serviços adquiridos;
  •         Melhor atendimento em caso de reclamações;
  •         Redução dos custos de inspeção e recebimento;
  •         Maior satisfação em relação aos produtos ou serviços adquiridos.

Para a empresa

  •         Possibilidade de avaliação e certificação por terceiros, aumentando a confiabilidade das auditorias e reduzindo custos, pois um processo de certificação atenderia a diversos clientes;
  •         Maior competitividade e participação no mercado;
  •         Maiores lucros;
  •         Redução de custos;
  •         Fornecedor preferencial para empresas certificadas;
  •         Maior facilidade de exportação, devido ao atendimento de exigências internacionais;
  •         Clima organizacional voltado à melhoria;
  •         Maior satisfação dos clientes.

Como obter a certificação?

Para implantar as normas ISO 9000 em uma organização, é necessário contratar uma empresa de consultoria especializada no assunto, ou mesmo, organizar um grupo de funcionários para realizar a atividade.

Para obter a certificação, é necessário que auditores de uma instituição credenciada à certificação façam uma auditoria. Assim, eles irão verificar e fazer um relatório sobre cada ponto relacionado às normas.

Como vimos acima, ter uma certificação ISO 9000 é um passo importante para que a empresa possa comprovar que continua evoluindo os seus processos rumo à melhoria contínua dos seus processos aos seus clientes, acionistas, fornecedores e para toda a sociedade.

Além disso, ela promove grande vantagem na competitividade da empresa no mercado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post